A cidade de Évora recebe entre os dias 12 e 23 de novembro, a 15.ª edição do Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora (FIKE), com programação direcionada para a atualidade e para a vida da cidade onde decorre e o quotidiano dos seus habitantes.
A concurso estão 37 filmes nas categorias de ficção, animação, documentário, videoclip e novo talento e a iniciativa conta com Cinema para as Escolas, Mostras de Cinema e Videoclip e termina com a competição no Teatro Garcia de Resende.
A organização do festival objetiva promover o acesso do público a cinema de qualidade, a novos criadores e a novas experiências cinematográficas, a promoção de atividades educativas e formativas e a divulgação permanente de cinema na cidade de Évora.
O festival conta também com uma mostra de cinema documental de promoção da candidatura de Évora a capital Europeia da Cultura em 2027 com destaque para o filme de dia 20 de Novembro às 18h no Teatro Garcia de Resende: A pedra não espera de Graça Castanheira, um filme que segue os projetos e esculturas públicas de João Cutileiro e para o dia 22 de Novembro às 18h, 7 Évoras em Kepa de José Coimbra e Tiago Guimarães, um filme de encontros improváveis com a cidade na residência artística de Kepa Junkera em Évora.
Os 5 júris desta edição vão atribuir os prémios de troféu para a Melhor Ficção, Animação e Documentário e diploma para o melhor Videoclip e Novo Talento, e público do festival atribui o Prémio do Público.
O FIKE é uma organização da SOIR Joaquim António d’Aguiar com a Câmara Municipal de Évora, apoiado pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, União de Freguesias de Évora e parceiros habituais.