A DAP – Associação de Desporto e Aventura de Portalegre, organiza pela primeira vez, uma corrida solidária de Natal, que terá lugar no dia 15 de dezembro, cujas verbas angariadas reverterão a favor da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental).
A associação pretende, nesta primeira edição da Grande Corrida de Natal Solidária – São Silvestre de Portalegre, atingir os mil participantes.
O percurso contempla 10 km de corrida de estrada, provas direcionadas para os mais jovens e uma caminhada, com início às 14 horas no Jardim da Corredoura, contando com o apoio das instalações do Mercado Municipal, caso as condições climatéricas assim o exijam.
As corridas dos mais jovens estão previstas entre as 14h30 e as 15h30, e a prova principal terá início cerca das 15h30, bem como a caminhada.
Em colaboração com o Município de Portalegre e os seus serviços, a DAP identificou uma causa solidária, através da qual vai tornar este evento 100 por cento solidário.
Abraçaram já esta iniciativa o IPDJ, a União de Freguesias da Sé e São Lourenço, e a Polícia de Segurança Pública (PSP) que, juntamente com o Município de Portalegre, são parceiros essenciais para um evento com segurança e qualidade.
O objetivo principal desta edição é a apoiar a compra de uma cadeira de rodas eléctrica para Hugo Conchinhas, que é actualmente utente da APPACDM, na residência de Santo António das Areis, e a quem foi diagnosticada Esclerose Múltipla aos 22 anos.
O custo de participação será de 3 euros para os escalões jovens e de 5 euros para a corrida de 10 km e a caminhada. Para o final está previsto um lanche-convívio entre todos os participantes, a reverter a favor da causa solidária.