O Município de Vila Viçosa, como quase todos os municípios alentejanos, ou mesmo do país, vive com a problemática do desemprego.
O desemprego atinge muitas famílias que sentem diariamente dificuldades na sua gestão familiar, quer económica quer socialmente. O desemprego nos jovens é outra preocupação, dado que a saída dos mesmos da sua terra ou região pode implicar o seu “não regresso” e levar assim os municípios a registar, num futuro próximo, uma diminuição de população.
Em apreciação a estas questões que andam “de mãos dadas”, desemprego e desenvolvimento da economia local, a Câmara Municipal de Vila Viçosa apostou num Programa de Ocupação Municipal Temporária de Jovens, que permitirá recrutar oito jovens, a quem será atribuída uma bolsa de 300€ mensais, com a duração de 9 meses, um investimento na ordem dos 21 mil euros. Este programa visa o contato experimental com o mercado de trabalho, nas diferentes áreas de ocupação.
Direcionado ao desenvolvimento da economia local, o município aposta no apoio aos pequenos comerciantes e produtores locais de produtos agrícolas, com a intenção de isentar de pagamentos as bancas do mercado municipal destinadas à venda de frutas, legumes, enchidos, queijos, presuntos, bacalhau, bolos e azeite, processo que se encontra em discussão pública e que será posteriormente submetido à apreciação da Assembleia Municipal.