O resultado da análise ao suspeito caso de gripe das aves numa exploração no Alentejo foi hoje divulgado pelo secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, o resultado é negativo.
A análise feita no Laboratório de Referência Europeu foi pedida depois de a 5 de dezembro ter sido tornado público um caso de gripe aviária numa capoeira doméstica no Alentejo, detetado em novembro numa propriedade em Mértola.
Nuno Vieira e Brito adiantou que “é uma boa notícia para Portugal, que continua sem nenhum caso de gripe aviária desde 2007” acrescendo que o país “continua endémico”, sem contaminação do exterior.
No que diz respeito aos donos da exploração onde foi detetado o caso, o secretário de Estado garantiu que o processo de indemnização “já se encontra em curso”, justificando que os abates por razão sanitária, que foi o caso, são ressarcidos por decorrerem de um programa de vigilância de gripe aviária.
Relembramos que este caso foi na altura desvalorizado, por ser único, mas Nuno Vieira e Brito, afirmou que Portugal executou todos os “protocolos nacionais e internacionais”, uma vez que “cumpre com rigor tudo o que tem a ver com a saúde pública e segurança alimentar”.
Este caso foi detetado durante um controlo efetuado no âmbito do Programa de Vigilância da Gripe Aviária a 28 de novembro, segundo fonte do Ministério da Agricultura, explicando que o alerta foi dado à Organização Mundial de Saúde Animal e à Comissão Europeia por precaução.
Foto: D.R.