Turismo náutico no Alentejo e Ribatejo é a nova aposta da Entidade Regional de Turismo, que vai elaborar uma estratégia operacional para aproveitando o Alqueva, o litoral e o rio tejo.
Um estratégia que pretende colocar este “recurso turístico muitíssimo importante” para o território, dado que tem potencialidades enormes e apresenta um comportamento crescente na procura a nível internacional e que precisa estar nas linhas direcionarias do turismo para esta região Alentejo.
Para tal, surge a necessidade de se “pensarem estratégias de intervenção específicas” para a dinâmica turística destes territórios, indicando o Alqueva, o litoral alentejano e o rio tejo como ofertas de “um manancial de oportunidades”, o qual deve ser aproveitado, pois, “tem capacidade para alavancar o produto turismo náutico, a nível nacional e internacional”, como assegura Ceia da Silva, Presidente da ERT.
Segundo o Presidente, este é um processo que tem uma estimativa de “cerca de 16 meses” para a sua execução, com o objetivo de “até meados de 2015, poder ser feita toda a intervenção” no terreno, para aproveitar o próximo quadro comunitário de apoio. Este trabalho vai envolver o Centro de Estudos do Turismo (CESTUR).
Foto: D.R.