A Guarda Nacional Republicana recebeu, esta terça-feira (4 de dezembro), 47 viaturas tipo pick up, que se destinam ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA). Destas, “o Comando Territorial de Évora recebe 4 viaturas”, adiantou à Campanário o coronel Joaquim Grenho, comandante do Comando Territorial de Évora da GNR.
Segundo o comandante, o Comando Territorial foi contemplado com “duas [viaturas] todo-o-terreno, essencialmente para fiscalização da natureza e do ambiente e duas ligeiras para o patrulhamento em toda a zona de ação do Comando”, as quais serão distribuídas “onde os destacamentos têm mais necessidades com viaturas mais antigas”, acrescentou.
GNR tem uma frota “com alguns anos e muitos quilómetros”
Questionado sobre a maior necessidade em termos de viaturas do Comando, Joaquim Grenho refere que, neste momento, a maior carência “é mesmo nos carros de patrulha e viaturas todo-o-terreno”, onde esta força militar tem uma frota “já com alguns anos e muitos quilómetros, mas que vão fazendo o seu trabalho”, explicou.
No entanto, as viaturas entregues pelo Ministério da Administração Interna vão apenas “minimizar” o problema, para o qual o comandante refere que irá “haver uma segunda tranche” a ser entregue, de acordo com a Lei de Programação das Infraestruturas e Equipamentos do Ministério tutelado por Eduardo Cabrita, e mais tarde “há de haver outra que vem do Programa Geral do Orçamento de Estado”, acrescentou.