A Câmara Municipal de Évora dinamiza um projeto de promoção do sucesso escolar, incidente na literacia emocional, que se encontra em fase de arranque.
Denominado “EducArte”, o projeto visa a educação não formal e tem como objetivo contribuir para o sucesso educativo das crianças, valorizando a escola, a família e a comunidade como pontos-chave para alcançar esse sucesso.
Cofinanciado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, a sua construção teve por base a articulação com os agrupamentos de escolas participantes, nomeadamente Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, Severim Faria e André de Gouveia, de modo a garantir a necessária perspetiva de complementaridade da intervenção, com enfoque na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, perspetivando assim uma intervenção a nível preventivo.
Segundo informações do município, foi constituída para o efeito uma equipa multidisciplinar de intervenção composta por 5 profissionais das seguintes áreas de intervenção: Psicologia (clínica e educacional), Serviço Social, Docência e Animação Sociocultural.
O projeto sustenta-se em dois blocos de intervenção distintos mas complementares entre si: Por um lado, o projeto e a equipa que o compõem estarão disponíveis para rececionar, avaliar, encaminhar e/ou acompanhar sinalizações de situações de fragilidade económica, social, emocional, comportamental das crianças e famílias da educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico dos três agrupamentos parceiros.
Por outro, irão ser desenvolvidas ações de carácter lúdico, recreativo, artístico, cultural com 6 grupos de crianças identificados pelos agrupamentos de escolas. O mesmo, conta com a assessoria técnico-científica da Universidade de Évora que garantirá a monitorização e avaliação do seu desempenho.