A Banda da Filarmónica União Montoitense (Montoito, Redondo) promoveu este sábado, diz 22 de dezembro, um concerto de Natal conjunto com a Banda Municipal Mouranense (Mourão).
A banda realiza este concerto para a população todos os anos, tendo sido o primeiro ano que contou com a participação de outra banda, diz a esta estação emissora Luís Pereira, maestro da banda de Montoito.
Esta “pequena brincadeira” visou o “convívio musical” entre as duas bandas, aponta.
A banda de Montoito conta atualmente com cerca de 43 elementos, tendo tido um ano com vários concertos em vários pontos da região.
No decorrer do evento foi recordado o recém-falecido Domingos Verdasca, carinhosamente conhecido como “Ti Carnaval”, que esteve ligado à banda durante décadas.
Luís Massano, maestro da banda de Mourão, diz à RC que a iniciativa foi “gratificante”, porque permitiu “juntar a parte musical com a parte da amizade”.
Devido à composição e disponibilidade dos elementos da banda, “muitas das vezes não conseguimos tocar o reportório com todas as vozes”, tendo desta forma sido criado “um grupo que seria o ideal”.
A banda de Mourão “teve um ano intenso e cheio de coisas boas”, destacando-se a criação da Academia de Música Rodrigo Ralo, em substituição da então Escola de Música, que tem “cerca de 40 alunos”.
Desta, o maestro destaca a existência de “uma estrutura de disciplinas” e profissionais com formação nos respetivos instrumentos apontando, contudo, dificuldades a nível financeiro para essa variedade e especialização.
O facto de ter sido atribuído à academia o nome do antigo maestro, Rodrigo Ralo, veio “engrandecer” a mesma, defende, uma vez que este “era muito querido pela população”.
Luís Massano avança ainda o desejo de que a academia “venha a crescer para outras dimensões”, nomeadamente para “música de câmara”, uma “orquestra ligeira”, “grupos de precursão” e algo direcionado para o folclore.
{gallery}montoito_natal18_filarmonica{/gallery}