No passado domingo, 23 de dezembro, a Igreja de São Bartolomeu, em Borba, foi palco para o tradicional concerto de natal da Banda Filarmónica do Centro Cultural desta localidade.
A Rádio Campanário esteve presente neste concerto e falou com o maestro Jorge Andrade, que reconhece que esta iniciativa pela quadra natalícia “já vai sendo tradição”.
De acordo com o maestro, a Filarmónica borbense procurou “apenas tocar bonito e com harmonia um símbolo de paz e amor” nesta quadra, que considera ser “altura de partilha”.
Já o reportório apresenta “os sons emblemáticos do natal”, a que se somam “umas peças originais com uns solos fantásticos”, interpretados por “a Escola de Musica, a Banda Juvenil e a seguir com a nossa Filarmónica”.
Realçando que a Filarmónica do Centro Cultural de Borba é “a mais jovem do Alentejo”, o maestro Jorge Andrade congratula-se por “os lugares serem sempre insuficientes” nesta iniciativa de natal, algo que se consegue com “trabalho, dedicação e acima de tudo muito amor à música”.
Também a esta estação emissora, o pároco Ricardo Cardoso realça que “a mensagem do natal é sempre renovada porque, à luz da fé, somos sempre renovados”, para o qual refere que “é necessário, neste momento, nos congregarmos não só para um espetáculo de música, mas também quando a música nos permite elevar o coração”.
Nesse sentido, refere que a Filarmónica e a Paroquia “procuram isso mesmo, presentear a população” depois de “um ano com tantos desafios e alguns dramas precisa, obviamente, que a musica lhe eleve o coração”.
Quanto á Igreja de São Bartolomeu, que esteve de braços abertos para acolher a iniciativa, “ajuda o monumento humano e social que é a nossa população”, acrescentando ainda que “embora a Igreja seja fabulosa, a verdade é que a população também faz essa igreja”.
{gallery}borba_natal18_filarmonica_23dez{/gallery}