O valor médio da avaliação das casas pelos bancos aumentou em novembro deste ano, no qual o preço por metro quadrado se sitiou nos 1 001 euros na região Alentejo, revelam os dados do Instituo Nacional de Estatística (INE).
Segundo os dados, publicados esta sexta-feira (28 de dezembro), com base no valor obtido no âmbito de pedidos de crédito para a aquisição de habitação no referido mês, o Alentejo apresenta um aumento de 3,8% face ao mês homólogo do ano anterior.
Quanto a apartamentos, a região alentejana registou um aumento de 5,3% quando comparado com 2017, situando-se o preço por metro quadrado deste tipo de imóvel em 1 015.
Já as moradias registaram no Alentejo um valor médio de 992 euros/m2, o que representa uma subida de 2,8% face ao mês homólogo.
Embora os preços tenham aumentado, o Alentejo continua a ser a região onde o valor médio é mais reduzido para cada uma das tipologias de imóvel em análise, uma vez quem média em Portugal uma habitação custa 1 215 euros/m2, um apartamento custa 1 277 euros/m2 e uma moradia custa 1 115 euros/m2, aponta o estudo.