António Serrano, presidente da Junta de Freguesia de Évora Monte (Estremoz), falou a esta estação emissora sobre este primeiro ano de mandato e de perspetivas para a sua freguesia.
O presidente de junta afirma que tem sido “uma experiência muito gratificante”, fazendo até ao momento um “balanço muito positivo”, com “obra feita”.
António Serrano recorda palavras proferidas à RC na sua tomada de posse, em que apresentou o objetivo de que “Évora Monte voltasse a ser a menina bonita do Alentejo”. Afirma que a localidade “tem um potencial enorme, com um centro histórico único”.
Évora Monte tem potencial “em termos monumentais, arquitetónicos, históricos e paisagísticos”
Existem “pontos fracos que estamos a tentar resolver”, nomeadamente a nível de conservação, aponta, mas defende que com essas intervenções a nível de “conservação e recuperação”, assim como a realização de iniciativas que dinamizem o centro histórico, será possível atingir esse objetivo.
Quanto ao número de visitas para o ano de 2019, o presidente da Junta de Freguesia acredita que terão um aumento, surgindo já a torre do Castelo de Évora Monte como “um dos locais mais visitados”. Este aumento será impulsionado pela “realização de algumas iniciativas […], de obras de recuperação” assim como “a abertura de novos espaços, sejam eles privados”.