Após a aprovação por parte do Conselho de Ministros do decreto que classifica como sítio de interesse nacional, com a designação de “monumento nacional”, o Complexo Arqueológico dos Perdigões, José Calixto manifestou a sua satisfação aos microfones da Rádio Campanário.
Para o autarca de Reguengos de Monsaraz a classificação “é importante, este território um dos grandes valores que ele tem intrínseco, é a prova que nós podemos dar a quem nos visita de que é um território preferido e escolhido pelo homem faz muitos milénios, como prova os vários vestígios megalíticos que temos no concelho e obviamente este complexo arqueológico que tem sido estudado nos últimos anos por parte da ERA Arqueologia e do grupo Herdade do Esporão”.
José Calixto deixa ainda elogios ao grupo Esporão “que tem apostado num trabalho sério e de grande dimensão que nos tem dado conhecimento de muitos aspetos longínquos da nossa história”.
“Este complexo vem ainda dar mais valor a um território que já só por isso tem muito valor”
O presidente da autarquia diz ainda que “a valorização desse complexo é obviamente importante, pois traduz-se no segundo monumento nacional que existe no concelho de Reguengos (depois das fortificações de Monsaraz) e cria boa promoção e atratividade”.