A Santa Casa da Misericórdia de Estremoz vai dispor de uma residência sénior destinada a 24 utentes. A nova valência resulta da adaptação do edifício “José Brito da Luz”, propriedade da instituição e localizado no Rossio Marquês de Pombal, no centro da cidade.
À Rádio Campanário o provedor da Misericórdia explicou que o investimento será superior a um milhão de euros, cujo financiamento será suportado em 60% pelo Programa Inalentejo, e o restante da responsabilidade da instituição que poderá recorrer a crédito bancário.
Miguel Raimundo prevê que sejam criados novos pontos de trabalho. Ainda no âmbito social o provedor salientou as várias vertentes da instituição nomeadamente “A Casa Abrigo e Apoio de Santa Isabel” que acolhe vítimas de violência doméstica e ainda o apoio social pontual a pessoas carenciadas, em situações pontuais.
A finalizar Miguel Raimundo referiu que apesar de tudo, têm tentado dar resposta a todos os que procuram a instituição, verificando-se “um aumento de pedidos superior ao normal por força da crise económica que o país vive”.
{play}http://www.radiocampanario.com/sons/Provedor%20Estremoz_24fev14.MP3{/play}
As obras têm início marcado para março ou abril deste ano, estando prevista a abertura em meados de 2015.
As áreas funcionais da residência sénior vão ficar distribuídas pelos três pisos do edifício, que sofrerá obras de adaptação.