12 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“O Alentejo está a diversificar a oferta e a diminuir a sua dependência do mercado interno”, diz secretária de Estado do Turismo (c/som)

Os agentes turísticos da região Alentejo têm vindo a manifestar preocupação com o facto de haver um aumento do número de turistas sendo, contudo, registada uma diminuição na sua permanência no território.

Em declarações a esta estação emissora, Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, afirma que os turistas “ficam mais tempo quando lhe criamos as condições para terem a curiosidade de ficar”

Neste sentido, têm vindo a ser diversificados vários produtos, nomeadamente com a realização de eventos internacionais, mas também “em torno dos produtos locais”, do artesanato, do enoturismo, e experiências inerentes ao território, por exemplo, ao “fabrico de queijo”, assim como caminhos pedestres e para bicicletas.

“Temos no Alentejo exemplos fantásticos de produtos turísticos que têm sido desenvolvidos em torno dos produtos locais”
Ana Mendes Godinho

 “O Alentejo foi a região em 2018 que mais cresceu em termos do número de hóspedes estrangeiros nos empreendimentos turísticos” cerca de 10%, tendo vindo a conseguir atingir mais mercados longínquos”, como Brasil, América, China ou Canadá.

Aumentar a permanência de turistas requer um “trabalho articulado de diversificação de produtos, de encontrar mais motivos para as pessoas ficarem, e também de afirmação internacional do Alentejo como o destino a não perder”.

A secretária de Estado conclui, apontando que é com frequência que “as pessoas vêm uma primeira em descoberta, mas depois gostam tanto que repetem e escolhem o Alentejo para ficar mais tempo e para o descobrirem cada vez mais”.

Populares