O Governo aprova o plano de intervenção para a requalificação e construção de residências de estudantes, por Decreto-Lei emitido pelo Conselho de Ministros, sendo que na região Alentejo são 9 os edifícios contemplados.
Segundo a publicação divulgada esta terça-feira em Diário da República a que a RC teve acesso, “a disponibilização de alojamento para os estudantes do ensino superior que se encontram deslocados do local da sua residência, de forma condigna e a preços acessíveis, é essencial para o alargamento e a democratização do acesso ao ensino superior”.
A medida visa “dar uma resposta integrada e de longo prazo às necessidades de alojamento dos estudantes do ensino superior em todo o território nacional”.
O plano de intervenção “será executado de forma faseada, num horizonte temporal de 10 anos” prevendo “a integração de imóveis sem utilização, da propriedade das instituições de ensino superior e de outras entidades, no Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado (FNRE)”, assim como o recurso a “outras modalidades de criação de alojamentos […] em articulação entre as autarquias locais, instituições de ensino superior e outras entidades”.