Um homem de nacionalidade portuguesa foi detido em Badajoz pela Guarda Civil espanhola 15 anos depois de ter escapado à prisão em Portugal por abuso sexual a uma menor.
De acordo com a notícia avançada pela Agencia EFE, indivíduo encontrava-se em território espanhol com uma identidade fictícia, e foi a tentativa de trocar a sua carta de condução portuguesa por uma espanhola com documentação falsa que permitiu aos agentes descobrir que era procurado pela Justiça lusa, informou esta sexta-feira a Guarda Civil.
O agora detido encontrava-se foragido de Portugal desde 2002, um ano no qual as autoridades portuguesas emitiram uma Ordem Europeia de Detenção e Entrega contra si por uma condenação de prisão por um suposto abuso sexual a uma menor.
A Guarda Civil obteve em janeiro informação da suposta ação fraudulenta de uma pessoa de nacionalidade portuguesa que residia em Badajoz ao pretender trocar a sua carta de condução por uma espanhola graças ao acordo assinado entre ambos países, noticia a EFE.
Em parceria com as autoridades portuguesas, a Guarda Civil pôde determinar que o homem vivia em Badajoz há 15 anos sob uma identidade fictícia, tendo utilizado diferentes documentos oficiais e privados falsos.
Depois de ser detido no último dia 18 de fevereiro por estes fatos, as impressões digitais e fotográficas permitiram testemunhar além disso que o homem se encontrava foragido desde 2002 para eludir uma condenação de três anos e oito meses de prisão por abuso sexual a uma menor.