Entre os dias 28 e 31 de março, decorre na freguesia de Pardais (Vila Viçosa), a segunda edição da Feira da Laranja de Pardais.
Em declarações à RC, Inácio Esperança, presidente da Junta de Freguesia, avança a intenção da criação de “uma associação de produtores de laranja”.
Esta entidade “institucional, com estatutos” permitirá “iniciar um processo de revitalização das quintas e dos pomares de Pardais”, e permitir “fazer candidaturas para aceder a alguns fundos”.
“Associação de produtores de laranja vai permitir iniciar um processo de revitalização das quintas e dos pomares de Pardais”
Inácio Esperança
No espaço serão encontradas “duas tendas” onde serão instalados os 15 expositores inscritos (incluindo a Junta de Freguesia). Os restantes produtores terão oportunidade de mostrar os seus produtos “das hortas e das quintas de Pardais”, no “mercado no domingo de manhã”.
A programação musical, à semelhança do ano transato, será “muito assente na música tradicional e nos municípios vizinhos”, por exemplo, com atuações “ligadas ao acordeão, ao cante alentejano”, e a estreia de um grupo tradicional denominado Bossa a 3.
Promovendo a laranja produzida no seu território, Pardais pretende não apenas replantar os pomares, assim como a “criação de alguns negócios ligados à produção da fruta em si, e dos seus derivados para o mercado alimentar”, e o desenvolvimento económico “nas perspetivas do agroturismo e de produção agrícola” e dos seus derivados.
Excecionalmente, a segunda edição da Feira da Laranja de Pardais será realizada no Campo de Futebol ao invés da Praceta António Peixoto, por se encontrarem a decorrer obras no espaço.