No passado sábado (16 de março), decorreu a Conferência “O Peixe do Rio” em Alandroal, no âmbito da X Mostra Gastronómica do Peixe do Rio. O secretário de Estado das Pescas – Mar, José Apolinário esteve presente, assim como os confrades da Confraria do Melhor Peixe do Mundo, com a nomeação de novos confrades, entre os quais Ruy de Carvalho, Nelson Rosado e Sérgio Rosado (Anjos), José Godinho e Paula Carvalho.
José Apolinário, secretário de Estado das Pescas – Mar, felicita a autarquia de Alandroal, na pessoa do presidente, “por manter esta iniciativa e por todos os anos procurar inovar”.
O governante considera que a presença da Confraria do Melhor Peixe do Mundo no evento, confere “uma dimensão à importância da gastronomia, da restauração, dos chefs, no conhecimento e na degustação” dos produtos endógenos.
Confraria na Mostra Gastronómica “evidencia a importância da restauração no conhecimento dos produtos endógenos”
José Apolinário
A insígnia da confraria, que foi entregue a novos confrades numa cerimónia que decorreu no espaço da Mostra Gastronómica, representa a “valorização dos produtos que têm a ver com a nossa identidade”, e “um compromisso com a gestão sustentável dos recursos, com a inovação”, para “que haja uma preservação da biodiversidade”.
Em declarações a esta estação emissora, João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal, afirma que a “colaboração com a Confraria do Melhor Peixe do Mundo e a presença do Sr. Secretário de Estado” refletem a “simbiose” que o município procura diariamente entre a tradição e a inovação.
“Estamos a fazer aquilo que o concelho e a região precisam, para promover o que é seu, o que tem valor e o que tem sustentabilidade para o futuro”
João Grilo
O autarca afirma que existe um trabalho diário “assente nas raízes culturais e gastronómicas e mais antigas do concelho, mas sempre com um toque de inovação”. Desta forma, permite que “haja novidade, vontade de conhecer”, contribuindo para a dinamização económica do concelho.
{gallery}Alandroal_confraria{/gallery}