A região Alentejo apresentou 116 candidaturas às 7 Maravilhas de Portugal, que este ano se centra nos doces. Com o melhor resultado de sempre, a nível nacional foram 907 os doces inscritos nas 7 categorias a concurso.
Évora surge como o distrito alentejano de onde emanaram mais candidaturas, com 53 doces inscritos, seguindo-se Portalegre com 35 e Beja com 28.
Algumas das candidaturas já divulgadas são de Arronches; de Montemor-o-Novo na categoria Doces de Inovação, tendo por base a bolota, na sequência de um desafio lançado pelo Município aos profissionais do sector do concelho; e de Elvas, em que o Município candidatou a sericaia na categoria Doce de Colher e as Ameixas d’Elvas na categoria Doces de Fruta e Mel.
As candidaturas foram submetidas numa plataforma online, por entidades públicas, privadas e por pessoas singulares, e vão ser agora validadas pelo Conselho Científico.
As 907 candidaturas vão ser agora avaliadas e validadas pelo Conselho Científico e a lista será revelada brevemente, seguindo-se uma votação inicial para escolher 21 doces de cada distrito ou região autónoma, e depois 7 por cada um, organizados pelas 7 categorias, chegando à lista final de 140 doces que serão posteriormente apresentados para votação pelo público.
Estes vão ser reveladas a 8 de maio e são votados pelo público em 20 programas, a emitir em direto pela RTP, nos meses de julho e agosto. De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais.
Uma novidade desta edição é a existência de um Grande Júri constituído por 7 figuras do espaço mediático, que será responsável pela repescagem de 8 candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas.
Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto, dois programas em direto na RTP1. Em cada semifinal são apurados os 7 doces que tenham mais votos contabilizados.
A Gala Finalíssima decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal®.