15.9 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Campo Maior: Projeto Hidroagrícola do Xévora “implica o corte de 530 azinheiras”

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo colocou esta segunda-feira, 1 de abril, em consulta pública o projeto do Aproveitamento Hidroagrícola do Xévora, em Campo Maior.

Segundo a entidade promotora da consulta pública o projeto é promovido pela Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e está em consulta até 15 de junho para a avaliação do Impacte Ambiental causado pelo mesmo.

O projeto consiste num conjunto de infraestruturas que permitem o abastecimento eficiente da água de rega a uma área de 2 160,30 hectares, a partir da Albufeira de Abrilongo, distribuindo-se pelas freguesias de Nossa Senhora dos Degolados, Nossa Senhora da Expectação e S. João Baptista.

No entanto, mediante as conclusões, a entidade promotora refere que o projeto “implica o corte ou a afetação de 530 azinheiras”, o impacte negativo sobre a avifauna estepária que “poderá ser mitigado de forma eficaz”, e um impacte negativo sobre os habitat ripícolas que é “facilmente reversível e compensado com uma intervenção que melhora o estado de conservação das galerias dos cursos de água principais”.

Por outro lado, o projeto tem “impacte positivo na redução do consumo de água de rega” e “conforme esperado o projeto tem um impacte económico positivo”, pode ler-se nas conclusões.

Populares