O Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal, foi palco na passada quarta-feira (24 de abril) para o concerto «Jorge Roque canta um novo Abril”, no âmbito das comemorações dos 45 anos do 25 de Abril.
Em declarações a esta estação emissora, João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal, afirma que “Abril de 74 não representa apenas uma data, mas tudo o que somos hoje”.
O autarca afirma que “muitas vezes esquecemos que a liberdade e as possibilidades que temos resultam dessa mudança, e têm que ser todos os dias alimentadas”.
“Descontentamos com a democracia resulta às vezes de algum desconhecimento”
João Grilo
As exigências e responsabilidades da sociedade atual, faz com que nos esqueçamos de “que a democracia é feita não só por quem representa cargos políticos, mas pelo cidadão comum”, que deve dar o seu contributo.
Questionado sobre movimentos que por toda a Europa têm «ameaçado» a democracia, o autarca declara que “temos uma democracia sólida, mas os sinais estão por aí”, aponta, salientando que existe por parte dos “fenómenos populistas uma propensão muito especial para aproveitar algum descontentamento” da população em relação à própria democracia, uma vez que esta “não consegue resolver todos os problemas”. Contudo, defende que é o sistema que mais direitos garante às populações.
{gallery}alandroal_concerto25abril_2019{/gallery}