19.3 C
Vila Viçosa
Sábado, Outubro 5, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Municípios do distrito de Évora com candidatura aprovada pela Comissão Europeia para o Plano Estratégico para a Energia

A CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central submeteu uma candidatura, com o apoio da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, ao European Energy Efficiency Fund (EEEF) para elaboração de um Plano Estratégico para a Energia.

O Projeto visa a implementação de medidas que aumentem a eficiência energética de forma gerar poupanças aos municípios do Alentejo Central, a candidatura foi aprovada pela Comissão Europeia no final do mês de março.

O processo de implementação decorrerá repartido em duas fases diferentes, a elaboração do plano num prazo de 15 a 18 meses e a execução das medidas previstas no mesmo num prazo estimado entre 12 a 24 meses.

As medidas que serão contempladas neste plano incluem o aumento da eficiência energética na iluminação pública e nos edifícios, com as melhorias das infraestruturas, dos equipamentos, da monitorização e gestão dos mesmos; a otimização energética dos edifícios, com instalação de equipamentos de produção a partir de fontes renováveis (biomassa, fotovoltaicas ou solares térmicas) e a substituição de frota municipal ineficiente por veículos verdes.

O projeto integrado na candidatura aprovada pela Comissão Europeia tem um investimento previsto na ordem dos 12 milhões de euros e a área de intervenção identificada abrange mais de 36 mil pontos de luz, cerca de 300 edifícios e uma significativa frota de veículos. 

Os resultados esperados visam um aumento da qualidade da iluminação pública e dos edifícios, melhorar as condições de trabalho e o aumento da produtividade, reduzir o consumo energético e as emissões de CO2.

 

A CIMAC e os municípios do Alentejo Central pretendem contribuir significativamente para as metas regionais e nacionais de poupança energética e para os objetivos ambientais inseridos na Estratégia 2020.

Populares