É já no próximo dia 11 de Maio que o Observatório do Lago do Alqueva – OLA, situado perto da histórica vila de Monsaraz, no Alentejo, comemora o seu terceiro aniversário.
Como não poderia deixar de ser, o OLA quis assinalar a data com uma série de iniciativas, tanto para miúdos, como para graúdos e que incluem música, a inauguração de uma exposição de fotografia, mais uma edição do “Café Ciência” e claro, observações astronómicas.
Durante a tarde, mais concretamente, entre as 16h30 e as 17h30 terá pois lugar mais um “Sábado Astronómico”, com a realização de atividades destinadas aos mais novos, onde os candidatos a pequenos cientistas, poderão descobrir os planetas que orbitam a nossa estrela nos 400 metros do sistema solar à escala.
Os visitantes terão a possibilidade de aprender a medir a hora por um relógio solar, observar as protuberâncias no sol ao telescópio e, participar na inauguração da exposição de fotografia “Céu & Mar” do professor Pedro Ré, presidente da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores.
Às 21h30m em mais um “Café Ciência” desta vez intitulado “O lado escuro da força”, o Dr. Tiago Barreiro do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Universidade Lusófona irá mostrar, que mais de 90 por cento do Universo, pertence ao seu lado escuro, do qual, pouco ou quase nada se sabe…
O OLA em Monsaraz, no Alentejo, procura que os visitantes encontrem aqui um local agradável para conhecer o Universo e aprender Astronomia e Astrofotografia, numa das regiões da Europa mais protegidas da poluição luminosa dos grandes centros urbanos.
Apenas um ano depois do início das suas atividades, em Maio de 2017, o Observatório do Lago do Alqueva – OLA, foi reconhecido pela Agência de Turismo do Alentejo e Ribatejo, com uma Menção Honrosa, na categoria de “Melhor Animação Turística 2016”. No ano passado, foi vencedor do prémio “Melhor Animação Turística 2017”.