O Politécnico de Portalegre conta na sua oferta formativa com um novo mestrado, em Informática, que será ministrado já no próximo ano letivo, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Segundo o politécnico, o curso está acreditado pelo período máximo de seis anos pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e já tem inscrições abertas.
O mestrado em Informática resulta de uma colaboração com o Instituto Politécnico de Setúbal e pretende ser uma especialização, não só para pessoas com formação superior em informática, mas também noutras áreas da engenharia, que poderão assim adquirir as competências necessárias para serem atores da transformação digital em curso.
É um mestrado impulsionado pela tendência de digitalização da economia e da sociedade e da consequente necessidade do reforço das chamadas novas competências digitais, com foco nas tecnologias de suporte ao desenvolvimento da chamada Indústria 4.0, nomeadamente ao nível da Computação Móvel, da Internet das Coisas, da Análise de Dados e da Aprendizagem Automática.
O curso está organizado em quatro semestres e funcionará em horário pós-laboral, à sexta-feira e sábado, no Campus Politécnico, com possibilidade de algumas aulas se realizarem em regime presencial e à distância (b-learning).