São Romão (Vila Viçosa) assinalou o Dia Mundial da Criança na passada sexta-feira, 31 de maio, com uma tarde de atividades e animação para as crianças, com apresentação do livro ‘Rite’.
A Campanário esteve presente e falou com Marcos Capelas, presidente da Junta de Freguesia de Ciladas que afirma que as crianças “são o nosso futuro, e temos que lhes dar condições para não saírem de cá”.
Para as cerca de 20 crianças da freguesia, que “não são muitas, infelizmente”, foi preparada “uma pequena brincadeira”, com apresentação de um livro infantil, “pinturas faciais e balões”.
Ana Rocha Capelas, autora da obra ‘Rite, o duende que vive na minha casa’, falou à RC sobre este conto para crianças dos 6 aos 12 anos, que “tem uma mensagem ambiental”.
A autora avança que o livro conta a história de um duende que pede ajuda a uma criança, na casa de quem vive há 10 anos, “para proteger a natureza e ao mesmo tempo explica os bens que a natureza lhe dá”, defendendo que “uma mensagem tão importante, não passaria da mesma maneira se não fosse num conto de fadas”.
A obra contém surpresas para as crianças, com um código secreto de acesso a um site onde podem conhecer os duendes da história, assim como obter “um certificado por acreditarem no mundo mágico dos duendes”.
{gallery}Sao_Romao_criancas19{/gallery}