12 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo Central está entre as sub-regiões com maior índice de coesão em Portugal, revela INE

Segundo um estudo publicado esta quinta-feira, 6 de junho, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o Alentejo Central é uma das sub-regiões mais coesas de Portugal.

De acordo com o estudo, elaborado com dados referentes ao ano de 2017, o Alentejo Central supera a média nacional no que respeita ao índice de coesão territorial.

Em Portugal, segundo as regiões NUTS III, o litoral do Continente apresenta os valores mais elevados no índice de coesão. No topo das sub-regiões está a Área Metropolitana de Lisboa (106,78), seguindo-se o Cávado (105,00), Região de Coimbra (104,66), Região de Aveiro (101,77), Área Metropolitana do Porto (101,67) e o Alentejo Central (101,01).

Por outro lado, as duas regiões autónomas, o território da região Norte, constituído pelo Tâmega e Sousa e pelo Douro e, a sul, o Baixo Alentejo apresentavam os índices de coesão mais baixos.

O Baixo Alentejo é a sub-região do Alentejo que apresenta o valor mais baixo neste índice, de 89,00, segue-se a Lezíria do Tejo (94, 78), Alentejo Litoral (95,14) e Alto Alentejo (96,69). Por região, o Alentejo apresentava um valor médio de 95,51 no indicador de coesão territorial

O índice de coesão procura refletir o acesso potencial da população a equipamentos e serviços coletivos básicos (saúde, educação, cultura), bem como perfis associados a uma maior inclusão social e a eficácia das políticas públicas traduzida no aumento da qualidade de vida e na redução das disparidades territoriais.

No índice de coesão, os resultados refletem um retrato territorial mais equilibrado que o observado para a competitividade na medida em que oito sub-regiões superavam a média nacional.

Populares