A Direção-Geral do Património Cultural abriu um procedimento de classificação do «Túnel das Árvores» situado na Freguesia de São Salvador da Aramenha, concelho de Marvão.
Segundo o documento publicado em Diário da República esta segunda-feira, 17 de junho, o procedimento foi aberto “sobre proposta do Departamento de Bens Culturais, Divisão de Património Imóvel, Móvel e Imaterial” da Direção-Geral.
Ao abrigo deste procedimento, o Túnel das Árvores em vias de classificação e os imóveis localizados na zona geral de proteção “ficam abrangidos pelas disposições legais em vigor”. Recorde-se que tal como noticiado pela Campanário, um estudo encomendado em 2017 pelo Município de Marvão sobre o estado biomecânico e fitossanitário dos freixos que ornamentam as estradas confirmou o estado preocupante das árvores.
O mesmo estudo aponta que em mais de 70% daquele conjunto das árvores foram detetados sinais de “dieback” (morrer para trás), um fenómeno registado através da secagem da copa das árvores, que demonstra que as raízes das mesmas não se encontram saudáveis.
O documento a que a Campanário teve acesso foi assinado a 21 de janeiro pela Diretora-Geral do Património Cultural, Paula Araújo da Silva.