A 28º edição da Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE) chegou ao fim depois de cinco dias de múltiplas atividades relacionadas com a pecuária, maquinaria agrícola, atividades comerciais e industriais, artesanato, produtos regionais, instituições, restaurantes, ramo automóvel e atividades culturais.
A sessão inaugural teve lugar no dia 30 de abril, pelas 16 horas, com a presença do Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Alimentar, Nuno Vieira de Brito.
A Rádio Campanário acompanhou o evento com reportagens diárias e no final ouviu o presidente da autarquia estremocense, Luís Mourinha que fez um balanço muito positivo dizendo “conversando com os expositores e os visitantes, o balanço mais uma vez é positivo, só ontem contamos com mais de 20 mil visitantes”.
Luís Mourinha refere que “a dimensão e qualidade das feiras tem a ver com a participação dos estremocenses e depois dos expositores, se os estremocenses não vierem à feira e não tivermos expositores de qualidade a feira vai abaixo”.
O autarca acrescenta que “estamos num nível estável da realização e no próximo ano vamos tentar melhorar a participação e a qualidade”, afirmando que “este ano houve mais expositores uma maior venda de maquinaria na melhor feira de artesanato do Alentejo”.
Luís Mourinha finaliza dizendo que “ano após ano tem diminuído o financiamento à feira” ainda assim o autarca prevê que “no total o investimento ronde ao 150 mil euros”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/mourinha_balanco_fiape.MP3{/play}
Paralelamente decorreu a 32ª edição da Feira de Artesanato de Estremoz que contou com cerca de 100 artesãos, e a Juvemoz, a Festa da Juventude de Estremoz.
Durante os cinco dias do certame subiram ao palco Caravana e Miguel Azevedo, Camané, Dezalinhados e Boss Ac, Paulo Gonzo, encerrando a feira o Folclore com Ranchos do concelho.
Fique com as reportagens realizadas: