José Calixto, autarca de Reguengos de Monsaraz encontra-se a cumprir o seu último mandato aos comandos da autarquia. Sendo ele também um dos principais dinamizadores da região Alentejo, a Rádio Campanário procurou saber quais os seus planos para o futuro e se eventualmente pensa em abandonar a região.
O autarca começa por referir aos nossos microfones “duas referências, uma já dei aos microfones da Rádio Campanário, onde critiquei aqueles que na primeira oportunidade fogem do Alentejo”, o que significa que “eu estarei por cá, sempre tentando ajudar a região”.
“Aquilo que mais gozo me dá e mais honra tenho em fazer é ajudar esta região”
José Calixto
O economista refere que “ao ajudar esta região” não descarta “idas a Bruxelas, a Lisboa, ou a outras partes do mundo”, no entanto “levamos sempre bilhete de ida e volta”. José Calixto considera “muito importante para termos cá a massa crítica que possa promover os nossos setores estratégicos”.
Como exemplos dos setores estratégicos, José Calixto aponta “o vinho e a vinha, a aeronáutica, o agroalimentar, temos o grande empreendimento de Alqueva”.
“O conceito integrado de Alentejo é que tentarei defender nos próximos tempos”
José Calixto
Enquanto autarca, José Calixto refere que “a câmara de Reguengos têm de ter retorno de recursos importantes”, acrescentando mais uma vez que “estarei por perto, não com nenhum sentido patronalista, mas sim pelo sentido que Reguengos também faz parte de um todo que é o Alentejo”.
A região Alentejo estará sempre no pensamento de José Calixto, que afirma “tentarei ajudar o Alentejo”.
José Calixto deixa ainda o seu desejo para que “os projetos autárquicos 2021 reflitam aquilo que é o nosso conhecimento” e “se as pessoas consideram importante esta promoção, espero que elejam aqueles projetos autárquicos que considerem importante a continuidade desta promoção”.
“Não me atrai nada nenhuma missão que esteja fora do Alentejo”
José Calixto
Questionado pela RC sobre uma eventual disponibilidade para outros cargos, José Calixto adianta que “a disponibilidade existe, mas é a única que posso expressar neste momento”.
“Como Alentejano e economista a única coisa que posso dizer é que estou disponível”
José Calixto
O ainda autarca de Reguengos de Monsaraz deixa a garantia de que “qualquer missão que eu venha a abraçar depende de mim e de toda a minha comunidade”, reforçando que “as missões políticas para mim não tem nada que ver com lugares de nomeação”, justificando que “quando entrei nesta vida habituei-me a não ser nomeado, mas sim eleito, e nunca queria perder essa posição”.
“Sou demasiado antipático para ser nomeado”
José Calixto