Decorreu esta quarta feira, 10 de julho, a cerimónia de lançamento da primeira pedra da Central Solar do Freixial, em Alandroal.
Para o autarca de Alandroal, João Grilo “é um momento muito importante para o concelho, foi um processo em que nos empenhamos a fundo para ajudar os investidores, contámos com a ajuda da secretaria de estado e do ministério para desbloquear todas as situações pendentes”.
João Grilo refere que “a energia que vai ser aqui produzida é mais que a necessária para abastecer todo o concelho de Alandroal”.
“A nossa expetativa é que no futuro possamos vir a ter outros investimentos como este”
João Grilo
Questionado pela RC sobre eventuais vantagens deste tipo de investimentos para o concelho, o autarca considera que “temos um lado de criação de emprego, de criação de receitas diretas para o município, através dos impostos que vão ser gerados”.
“Pretendemos alavancar o desenvolvimento do concelho com este tipo de investimentos, que são ecológicos e que podemos considerar como o futuro”
João Grilo
Relativamente aos apoios que o município deu, João Grilo refere que “ o apoio que foi dado foi nós assumirmos que este foi um projeto prioritário para o município, lideramos o processo junto da secretaria de estado da energia, fomos ultrapassando obstáculos até chegarmos aquilo que os investidores desejavam”.
Questionado sobre a possibilidade de virem a existir mais projetos semelhantes, o edil refere que “fomos contactados para mais 2 projetos deste género, demos esse parecer favorável, os investidores agora têm de seguir o caminho que a secretaria de estado definiu”.
“O Município está recetivo a este tipo de investimento”
João Grilo
Naquilo que concerne a eventuais impactos na paisagem, João Grilo considera que “o concelho é muito vasto, tem bastante terrenos como este que temos aqui e a verdade é que podemos ter estes projetos com as pastagens em simultâneo”, acrescentando que “não tem um impacto ambiental significativo, as arvores e as pastagens são compatíveis com os painéis solares”.