Decorreu esta quarta feira, 10 de julho, a cerimónia de lançamento da primeira pedra da Central Solar do Freixial, em Alandroal.
Para o investidor, Afonso Proença “a produção anual que vamos produzir é superior ao consumo anual do concelho de Alandroal, não podemos dizer que vamos abastecer o concelho de Alandroal, porque só produzimos energia durante o dia, ou seja em termos reais nós não conseguimos abastecer o concelho apenas com energia solar”.
Afonso Proença explica que a teoria de abastecer o concelho de Alandroal apenas é válida “em termos médios anuais, em termos diários não”.
A central fotovoltaica do Freixial em termos de obra, segundo Afonso Proença, encontra-se “com o terreno delimitado, e estamos a fazer diferentes projetos técnicos para encontrar a melhor solução”.
Questionado pela RC sobre prazos, o investidor refere que “a obra no terreno termina em 6 meses, no entanto o transformador demora cerca de 12 meses a construir, portanto o nosso plano será esperar 6 meses e iniciar a obra”, o que significa que “em abril o transformador estará pronto, teremos isto construído no primeiro trimestre de 2020”.
Em termos monetários, Afonso Proença refere que “o investimento será de 12.5 milhões e meio”, acrescentando que “todos os nossos projetos são com investidores privados e nenhum é cofinanciado”.