A representação da Associação Nacional de Municípios Portugueses no Conselho Mundial da Organização “Cidades e Governos Locais Unidos” vai estar a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.
José Calixto vai assumir esta representação até 2017, na entidade que nasceu em 2004 e é a principal interlocutora do poder local junto das Nações Unidas, e frisou à Rádio Campanário que “acima de tudo é uma missão que é atribuída a três representantes portugueses, para a representação do poder local”, acrescendo que “o importante é que este papel traga frutos e seja preponderante para que os estados sejam cada vez mais humanos”.
O Presidente de Reguengos de Monsaraz disse ainda que se sente “motivado e coloca toda a sua disponibilidade para servir o poder local”, terminando por dizer que “entendo a vida como uma aprendizagem continua e nunca estamos preparados para tudo, e esta é mais uma etapa que pretendo desempenhar nesse sentido das aprendizagens”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/calixto11maio14.MP3{/play}
A “Cidades e Governos Locais Unidos” é a maior organização de governos locais do mundo que se dedica a fomentar os valores, objetivos e interesses das cidades e dos governos locais, baseando-se em três princípios fundamentais: democracia, autonomia local e descentralização ao serviço dos cidadãos. Defendendo o reconhecimento do papel das cidades e poderes locais face aos desafios da democracia, da solidariedade e do desenvolvimento, através da cooperação internacional entre municípios, da promoção de programas e da constituição de redes de cidades, de forma a melhor capacitar os governos locais e as suas associações. O desenvolvimento e o estreitamento das relações entre municípios é um instrumento crucial de apoio aos governos locais, na promoção do intercâmbio de experiências e de boas práticas.