Em Évora, jovens com idades entre 18 e 30 anos estão a vigiar o Alto de S. Bento pra prevenir incêndios, numa parceria entre a Autarquia e o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) ao abrigo do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas.
O projeto “Jovens Frente ao Fogo” do Município de Évora vai colocar jovens de 15 de julho a 13 de setembro de “olhos abertos” para precaver incêndios no concelho eborense.
Com este programa, o IPDJ visa promover práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como da prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados, da inventariação de espécies vegetais e animais, vigilância fixa e móvel, entre outras.
Depois de terem recebido formação por parte de elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil, binóculos e farda, os jovens iniciam a vigilância do Alto de S. Bento, em turnos de cinco horas, estando apetrechados para, caso haja necessidade, contactar, através dos 112 e 117, as autoridades, dando alertas para possíveis focos de incêndio.
Paralelamente à vigilância, os envolvidos no projeto Jovens Frente ao Fogo e enquanto fazem o “patrulhamento apeado” recolhem também o lixo encontrado, que, para além da questão ambiental, funciona também como fonte de ignição.