O Presunto VARANEGRA que já conta com 8 medalhas de ouro desde a sua produção em 2016, 3 delas internacionais, duplicou as suas vendas depois de se mostrar no concurso internacional em Frankfurt, na Alemanha.
Segundo a produtora SEL – Salsicharia Estremocense na produção de um presunto de qualidade “não há grandes segredos”, mas sublinha que “o Porco Alentejano Criado a Campo no Alentejo tem as condições perfeitas e únicas no mundo para a sua produção”.
Portugal importou 9.325 toneladas de presunto vindo de Espanha em 2018, registando assim um crescimento de 22,2% face ao ano anterior, de acordo com os dados da Associação Nacional de Indústrias de Carne da Espanha (Anice).
Dados esses que levam a SEL a objetivar ajudar Portugal “a reduzir a sua dependência de Espanha, relativamente ao presunto (Jamón Espanhol), reduzindo as importações, melhorando assim a economia Nacional e local”.
A empresa estremocense ambiciona ser uma referência nacional e internacional no Presunto de Porco Alentejano (Porco Ibérico 100%),m e garante que está empenhada em produzir o melhor presunto de Porco Alentejano.