A Deco vai realizar no dia 30 de junho o segundo leilão com o objetivo de reduzir a fatura da luz e do gás natural.
Desta vez, para além de um leilão de eletricidade semelhante ao realizado em maio do ano passado, a associação de consumidores pretende também receber dos fornecedores do mercado liberalizado de energia, propostas e soluções que agreguem o fornecimento de eletricidade e gás natural.
Em declarações à Rádio Campanário, a jurista da Deco, Isabel Curvo explica que o novo leilão tem como lema “Vamos juntar energias para pagar menos”, uma forma de “ajudar os consumidores a reduzir a fatura da eletricidade e do gás natural”.
Isabel Curvo explica que os 620 mil consumidores que entre agosto e dezembro de 2013 assinaram contrato no mercado liberalizado de eletricidade beneficiaram de uma poupança global de 8,4 milhões de euros.
A jurista refere que “ao analisarmos esta poupança média face à tarifa regulada, a Deco constata que após a subida originada pelo primeiro leilão, o valor desceu”.
{play}http://www.radiocampanario.com/sons/Deco15maio2014.MP3{/play}
Segundo dados da Deco, a poupança anual média passou de 18 euros após o leilão de maio do ano passado, para 11 euros, em setembro de 2013. Desde aí, até Abril de 2014, o valor da poupança anual terá descido para 10 euros.
A inscrição dos consumidores no leilão decorrerá até 27 de junho e a receção das propostas dos comercializadores acontece a 30 de junho. A partir de 15 de julho, os consumidores receberão as estimativas de poupança e dispõem até 30 de setembro para decidir se mudam ou não de operador.
Os consumidores que pretendam inscrever-se ou aceder a mais informação sobre esta iniciativa podem consultar o portal criado pela Deco para esse efeito (www.pague menosenergia.pt).