Entre os dias 13 e 22 de setembro, o Espaço Robinson, em Portalegre, receberá o programa Residência Artística “Conviver na Arte – a Joalharia Contemporânea e a Pintura Mural”, para a qual as inscrições se encontram abertas até ao dia 9 de setembro.
Contando com a experiência de peritos, quer da arte de joalharia quer da de pintura mural, como monitores/orientadores e dirigido a alunos e artistas portugueses e espanhóis, com idade igual ou superior a 18 anos, o programa de residências artísticas “Conviver na Arte” tem como principal objetivo a troca de experiências e a capacitação de jovens artistas emergentes do espaço transfronteiriço.
Através da concretização de trabalhos de carácter experimental e transdisciplinar nas áreas da Joalharia Contemporânea e Pintura Mural, esta Residência Artística vai permitir capacitar jovens artistas da raia, fomentando e incrementando estas expressões artísticas no território transfronteiriço. Contribuirá, ainda, para estabelecer um sistema dinâmico de apoio e suporte à formação artística, à mobilidade intelectual e à descentralização dos focos de formação e criação artística, apoiando a prossecução de atividades artísticas em territórios de baixa densidade populacional.
Integrado no Projeto 1234_REDES_CON, o programa de residências artísticas “Conviver na Arte” é financiado pelo FEDER, através do Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) – 2014-2020.