A ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, assegurou esta segunda-feira que as obras no Alqueva estarão concluídas no final de 2015, destacando que, neste momento, todos os contratos relativos à finalização do projeto estão já lançados, destacando que o Governo está a “trabalhar a todo o vapor para concluir o Alqueva no tempo previsto”.
Em termos de investimento, de acordo com a responsável, “entre o que está em marcha e o que falta concretizar”, está em causa uma verba de 500 milhões de euros, afirmou a ministra à comunicação social.
Assunção Cristas considerou que “tão ou mais importante quanto concluir a obra no prazo previsto, é assegurar que os agricultores e produtores aderem ao projeto”, e ilustrou com “a elevada taxa de regadio” obtida “no início da campanha” em 2014. Segundo os números avançados pela responsável, esta taxa está atualmente fixada nos 60%, quando em 2013 atingiu os 65%.
Refira-se que, no final de abril, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho tinha já garantido a conclusão do Alqueva “até ao final de 2015”, destacando o ritmo de execução das obras em curso e assegurando que o Governo tem procurado, “por todos os meios, intensificar todo o nível de execução do projeto”.