O concelho de Vila Viçosa vai beneficiar de uma cantina social ao abrigo do Programa de Emergência Alimentar lançado pelo Governo e alargado a todo o país.
As 65 refeições diárias (destinadas a idosos com baixos rendimentos, famílias atingidas pelo desemprego e famílias com filhos a cargo) são à partida gratuitas, mas as instituições podem cobrar até um euro, dependendo dos rendimentos da pessoa em causa.
A cantina social começa a funcionar no início de junho, segundo adianta Jorge Rosa, provedor da Santa Casa da Misericórdia calipolense
{saudioplayer}http://www.radiocampanario.com/sons/DR%20JORGE.MP3{/saudioplayer}
No distrito de Évora vão ser criadas cerca de duas dezenas de cantinas sociais. Consoante a densidade populacional serão distribuídas estas unidades. No concelho de Évora vão ser estabelecidas cinco e em Estremoz duas.
A assinatura do protocolo decorreu esta quarta-feira (30 maio), na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, em Évora, onde esteve o ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares.
O Governo já assinou mais de 200 contratos com instituições de todo o país para a criação de outras tantas cantinas sociais, destinando uma verba a rondar os 50 milhões de euros.