“Uma nova oferta que pode ser atrativa para todo um conjunto de população urbana que não tem qualquer contacto com este tipo de actividade e que assim poderá satisfazer a sua curiosidade” é deste modo que Jorge Pais, presidente do Núcleo Empresarial da Região de Portalegre caracteriza o novo e ambicioso projeto desta organização. O “Norte Alentejo Tour” consiste na criação de um circuito para que os consumidores e potenciais interessados possam visitar os produtores de bens alimentares regionais, tais como vinhos, queijos ou enchidos situados nesta zona e interagir com estes.
A exemplo do que acontece noutros países, também a NERPOR pretende que os circuitos turísticos da região passem por visitas a unidades de produção agroalimentar. A intenção é “criar circuitos que nós possamos colocar nos operadores turísticos nas agências de viagens para passar a haver uma oferta diferenciada em relação a visitas à região do Alto Alentejo.”
Embora a apresentação pública do projeto esteja marcada para quinta-feira, dia 26, Jorge Pais considera que há interesse e adesão por parte dos produtores, pois “demonstraram bastante interessante”. A apresentação será feita “junto de toda a comunidade empresarial envolvida para começar a selecionar e identificar quais os produtores e as unidades de alojamento que estão mais interessadas em participar nesta iniciativa e que também reúnem melhores condições para o efeito”. No entanto, o NERPOR, pode auxiliar aqueles que sentirem mais dificuldades nesse aspeto, pois “o próprio programa prevê a possibilidade de nós ajudarmos alguns desses produtores a criar melhores condições para facilitar essas visitas.”
Pela mão do NERPOR nascerá também uma rede de produtores com o objectivo de criar “uma estrutura comercial que possa ser utilizada em comum” tendo como objectivo comercializar os seus produtos.
Em declarações à Rádio Campanário, Jorge Pais acredita que o projeto pode ser dinamizador tanto para a região como para os intervenientes, pois é uma mais-valia, “é um produto que é oferecido e pode atrair a curiosidade e o interesse de várias pessoas e até de escolas, de algumas entidades que vejam nestas visitas uma situação interessante do ponto de vista pedagógico.”
{play}http://radiocampanario.com/sons/Jorge%20Pais%20Nerpor24junho14.MP3{/play}