Dez concelhos do distrito de Portalegre vão constituir uma empresa para gerir a distribuição de águas e abastecimento público e recolha de efluentes, segundo informa a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).
Alter do Chão, Arronches, Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Gavião, Marvão, Nisa, Ponte de Sor e Sousel são os concelhos envolvidos no projeto, que conta com capitais 100% municipais.
Segundo avança a Lusa “Avis, Monforte e Portalegre não constam da lista por opção política, Elvas e Campo Maior ficam de fora por terem concessionada a água em baixa”.
A CIMAA adianta ainda que em maio foi submetida uma outra candidatura intermunicipal para o controlo e redução de perdas nos sistemas de distribuição e adução de água em baixa, com um investimento elegível superior a 1,9 milhões de euros.
“Atualmente os municípios aguardam a aprovação das candidaturas assim como a emissão do parecer da ERSAR necessário para o visto do Tribunal de Contas, documento indispensável à constituição formal da empresa”, lê-se na nota.