O Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa é um dos parceiros de um projeto europeu de Erasmus que teve início em setembro, e que junta 6 países, sendo também a entidade responsável pela gestão dos fundos inerentes.
Ao longo dos últimos 3 dias (8-10 de outubro), os 10 professores envolvidos no projeto ‘Life with values – Character building and european citizenship’, reuniram em Vila Viçosa “para definir estratégias e responsabilidades de cada um”, explica à RC Alexandrina Gonçalves, coordenadora do projeto.
Portugal, Croácia, Polónia, Turquia, Espanha e Grécia são os países envolvidos neste projeto de 2 anos, que terminará a 31 de agosto de 2021.
De Vila Viçosa vão participar alunos do 7º ano, sendo que noutros países participam alunos desde o 1º ciclo até ao 9º ano. Com alunos desde os 6 aos 15, considera que será interessante observar as diferentes perspetivas e reações à experiência.
Respeitando o mote do projeto, as atividades que serão realizadas em cada país obedecerão a “determinados critérios” e vão ter como objetivo “desenvolver a consciência de determinados valores nos alunos, associando-os à utilização de novas tecnologias”.
No que concerne à barreira linguística, reconhece que ela possa existir tanto entre os professores como os alunos, sendo maior na interação com outros alunos dos países que os recebem. Ainda assim, poderão recorrer a ferramentas eletrónicas (como Google Tradutor) “e no final da semana o vocabulário que eles adquirem é imenso”.
A primeira mobilidade terá lugar em novembro, tendo Mora (Toledo, Espanha) como destino, sendo que à semelhança de futuras saídas, participarão “3 professores e 4 alunos de cada país”, num total de 30 pessoas, e a duração de uma semana.
Por enquanto, resta determinar questões logísticas nomeadamente a estadia dos alunos (hotéis ou casas de alunos no destino), assim como refeições, num projeto que “mexe” não só com a comunidade escolar como com a comunidade dos países visitados.
{gallery}erasmus_esphc2019{/gallery}