18.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Agricultura Familiar e Sustentabilidade dos Territórios Rurais” debatida em Évora (c/som)

A cidade de Évora foi palco do seminário inserido nas comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF), decretado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

A iniciativa que decorreu na Universidade de Évora contou com a presença do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva.

À Rádio Campanário Pedro Henriques da comissão organizativa do seminário "Agricultura Familiar e Sustentabilidade dos Territórios Rurais" refere que os assuntos mais importantes e que foram debatidos prendem-se com a “comemoração do Ano Internacional da Agricultura Familiar na perspetiva das dificuldades e potencialidades, encontrar boas práticas para a agricultura familiar e ver quais são os instrumentos da Politica Agrícola que estão disponíveis para a agricultura familiar no próximo Quadro Comunitário de Apoio”.

O professor da Universidade de Évora sublinha que em destaque no seminário estiveram “as questões da comercialização, o acesso aos mercados a um preço que seja considerado justo na perspetiva da remuneração dos rendimentos rurais”, na agricultura familiar.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Seminario%20evora10julho14.MP3{/play}

O seminário em Évora inseriu-se nas comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF), decretado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Segundo a FAO, a agricultura familiar inclui todas as atividades agrícolas de base familiar (operadas por uma família e predominantemente dependente de mão-de-obra familiar) e está ligada a diversas áreas do desenvolvimento rural.

O seminário na cidade alentejana foi da responsabilidade da Associação Portuguesa de Economia Agrária, Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais, Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional, Direção Regional da Agricultura e Pescas do Alentejo, Federação Minha Terra e da Animar.

Populares