9.6 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Novembro 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Elvas espelha a cooperação transfronteiriça

discoverportugal2day

Elvas e Badajoz têm desde sempre uma relação bastante estreita, tanto a nível cultural como a nível económico. As permutas constantes fazem com que ali ao lado esteja, verdadeiramente, o país “irmão”.

Numa era em que a globalização impera, a palavra mais utilizada nesta relação é mesmo cooperação, importa portanto perceber, como maximizar os recursos e as relações existente, é importante atrair investimento assim como é determinante atrair população, até porque nesta equação Elvas está claramente em desvantagem, Badajoz conta com cerca de 150 mil habitantes enquanto Elvas fica pelos 18 mil.

Segundo os dados mais recentes, da AICEP, Espanha é responsável por 18.9% do investimento estrangeiro em território luso, sendo também o principal mercado para o comércio português, representando 26% das exportações nacionais. Elvas como seria de esperar é o espelho desta realidade. A melhoria das condições económicas tem sido alavancada em grande medida pelo turismo, fator comum a toda a Região Alentejo, segundo os dados disponibilizados pelo INE as dormidas em agosto deste ano aumentaram 5,8% face ao mesmo período de 2018. É no entanto necessário captar mais investimento para o Alentejo, através da aposta contínua na promoção do nosso território, assim como na criação de condições favoráveis para a fixação de novas empresas.

Esta simbiose transfronteiriça pode no entanto ser abalada pela instabilidade na Catalunha. Um trabalho do Fórum para a Competitividade garante que a região autónoma é responsável por 16%, ou cerca de €1,7 mil milhões, do total das exportações portuguesas para Espanha.

Populares