As cinco escolas do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) foram distinguidas em Guimarães, no último dia 18 de outubro, com a Bandeira Verde Eco-Escolas, galardão atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) pelo conjunto de boas práticas implementadas, ao longo do ano letivo 2018/2019, envolvendo a comunidade académica e local, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A cerimónia, que decorreu no âmbito do Dia das Bandeiras Verdes, teve lugar no Pavilhão Multiusos de Guimarães, reconhecendo o trabalho de todos os que vêm contribuindo para tornar mais sustentável o dia a dia de cada escola e respetivas comunidades. O evento, considerado o maior, a nível nacional, na área da educação ambiental, reuniu cerca de 5000 crianças, jovens, professores e autarcas.
Desde a adesão à rede Eco-Escolas, programa internacional que visa a educação para o desenvolvimento sustentável, as escolas do IPS têm vindo a desenvolver um conjunto de intervenções nas áreas dos resíduos, água, energia, mar, mobilidade sustentável e vida saudável. A criação de uma bolsa de voluntários eco, a peça de teatro “Ambientar Plastic”, várias ações de sensibilização sobre o uso plástico, como o “Mar não é de Plástico”, a substituição de lâmpadas por LED ou a recolha de papel/cartão e posterior entrega ao Banco Alimentar, são algumas das ações já desenvolvidas.
Foi também instituída a utilização de copos reutilizáveis na Semana Académica e realizadas conferências/seminários sobre as temáticas das alterações climáticas, mobilidade sustentável e economia circular da água, para além de ações de limpeza de praia e um workshop sobre alimentação saudável.
O plano de ação foi aprovado pelo Conselho Eco-Escolas IPS, entretanto criado, que para além de uma maioria de representantes da comunidade académica (docentes, não docentes e, em maior número, estudantes), envolve igualmente ascâmaras municipais de Setúbal e do Barreiro, as juntas de freguesia do Sado, São Sebastião e União de Freguesias do Barreiro e do Lavradio, e entidades como a cooperativa Ocean Alive, Reserva Natural do Estuário do Sado e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Cada uma das cinco escolas do IPS tem também o seu próprio docente coordenador do Programa Eco-Escolas, nomeadamente Aldina Soares, da ESTSetúbal, Helena Simões, da ESE, Raquel Pereira, da ESCE, Patrícia Argüello, da ESS, e Susana Lucas, da ESTBarreiro.