No âmbito deste programa, que visa apoiar instituições que desenvolvem iniciativas na proteção da floresta, limpeza de vegetação e reflorestação, foram doadasviaturas que pertenciam à frota da EDP Distribuição: umaToyota Hilux 4×4 aos Bombeiros Mistos de Torrão (Alcácer do Sal); e uma Mitsubishi L200 aos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Milfontes (Odemira).
Com estas cerimónias, a EDP Distribuição já entregou 24viaturas em 2019, de um total de 25 que a Empresa vai entregar de Norte a Sul do país ao longo deste ano.
“Quem anda no terreno como nós é que compreende as dificuldades dos bombeiros e isso leva-nos a pensar neles quando ponderamos este tipo de apoios. A EDP Distribuição desempenha um papel decisivo na proximidade com as populações, os municípios e as corporações de bombeiros e, por isso, achámos que, na renovação da nossa frota, poderíamos destacar um conjunto de viaturas que ainda se encontram em bom estado para, nos próximos anos, ajudar as estruturas de bombeiros e proteção civil”, destacou João Torres, Presidente da EDP Distribuição.
As cerimónias decorreram em dois momentos distintos: de manhã no quartel dos Bombeiros Mistos do Torrão, e de tarde no quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Milfontes. Os dois eventos contaram com a presença derepresentantes das corporações de bombeiros e dos municípios de Alcácer do Sal e Odemira.
A EDP Distribuição, no âmbito da defesa e proteção do património florestal, realiza a gestão de 68.000 km de linhas aéreas (das quais mais de 28.000 km em espaços florestais), tendo investido um total de 72 milhões de euros nos últimos 11 anos sendo que, deste montante, 11 milhões de euros se referem a 2019.
As ações de inspeção e de intervenção nas zonas de proteção e nas faixas de gestão de combustível junto às linhas elétricas envolvem cerca de 500 pessoas, entre colaboradores internos e externos, e a aplicação de melhores práticas de monitorização e de gestão da vegetação, desde inspeções termográficas das linhas com recurso a voos de helicóptero e drones, até ao desenvolvimento de uma funcionalidade na APP que permite a qualquer cidadão reportar situações de proximidade da vegetação.