No dia 14 de novembro, no âmbito do PE SIM – Plano Educativo para o Sucesso e Inovação em Moura, foram inauguradas duas Salas de Aula do Futuro – Laboratórios de Aprendizagens na Escola Secundária de Moura e na EBI de Amareleja, que visam contribuir para a melhoria do sistema educativo na perspetiva da criação de espaços dinâmicos, apelativos e inovadores. As presentes inaugurações contaram com a presença do Executivo e de colaboradores de diversas áreas da Câmara Municipal de Moura que participaram na implementação de ambas as salas, diretores de Escolas, educadores, docentes, alunos e pessoal não docente, assim como representantes da Direção Regional da Educação.
De origem belga (European Schoolnet), a SAF – Laboratório de Aprendizagens tem como objetivo a aprendizagem através da descoberta, com o papel central nas crianças e jovens, onde os alunos aprendem através da pesquisa de informação e apresentação de trabalhos em várias áreas. Estas salas são coloridas, flexíveis, com estruturas modulares, adaptáveis a diferentes tarefas e dividem-se em seis zonas, nomeadamente Apresentar, Investigar, Criar, Interagir, Partilhar e Desenvolver.
A aposta neste tipo de salas, adequadas para todos os níveis de ensino, desde o préescolar e o 12.º ano, fixa-se em metodologias de aprendizagens ativas, diferenciadoras e dinâmicas com o objetivo de motivar os alunos para um percurso educativo de maior sucesso, pelo que a autarquia contribui para uma estratégia concertada na melhoria da educação no concelho. O PE SIM integra-se na estratégia definida no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Baixo Alentejo (PDCT) e no Eixo 2 – Ensino e Qualificação do Capital Humano, PI 10.1, do Programa Operacional da Região Alentejo (aviso de concurso n.º ALT20-66-2016-28), sendo cofinanciado a 85%, e a autarquia financia diretamente os restantes 15%