A Câmara Municipal de Beja enviou ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação carta no passado dia 28/10/2019, primeiro dia útil de funções do novo governo, no sentido de serem tomadas medidas rápidas para recuperação do pavimento da estrada nacional n.º 121/IP 8 no troço compreendido no Concelho de Beja.
Efetivamente os 12,650 kms desta via que se situam no Concelho de Beja apresentam deformações e fendilhamentos avançados, apresentando o troço fissuras ramificadas e formações de rodeiras bem como alguns destacamentos de blocos.
A CM Beja entende que uma intervenção de melhoramento profundo nesta via, principal de acesso a Lisboa e ao Distrito de Setúbal, não pode esperar pela nova estrada, em perfil de autoestrada sem portagens, prevista no PNI 2030 e que estará concluída até 2028, segundo calendarização apresentada.
A Câmara Municipal pediu também neste ofício enviado em 28/10/2019 que se encontre desde já uma solução para uma variante a Beringel uma vez que o atravessamento de dezenas de viaturas de grande tonelagem dessa vila coloca em sério risco a segurança da população e dos demais automobilistas que circulam nos 0.650 kms dessa estreita via.
A Câmara Municipal de Beja espera que esta missiva possa produzir efeito prático e que mereça acolhimento por parte da tutela. Independentemente do envio desta carta ao Senhor Ministro Pedro Nuno Santos, continuaremos a desenvolver esforços para conseguir uma intervenção na estrada nacional n.º 121/IP 8, o mais rapidamente possível.