Decorreu esta quinta feira, 28 de novembro a inauguração da XX Feira do Montado em Portel.
O certame que promove o artesanato, a gastronomia e todas as áreas relacionadas com o montado, contou este ano com a presença da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, na cerimónia de inauguração.
A Rádio Campanário marcou presença e falou com a responsável pela tutela da agricultura.
Maria do Céu Albuquerque começa por referir aos nossos microfones que “o montado é um ativo muito importante do Alentejo e do nosso país e como tal temos que valorizá-lo”.
“O Montado é um ativo importante do Alentejo que tem de ser valorizado”
Maria do Céu Albuquerque
A Ministra considera que o Montado “não só pelo que representa do ponto de vista das espécies autóctones, o sobreiro e a azinheira, mas também por todas as formas relacionadas com a agricultura, o turismo, e o artesanato, tem de ser valorizado”.
Para além das áreas anteriormente mencionadas, Maria do Céu Albuquerque considera “o mel, a cortiça, o porco preto, ativos importantes ligados ao Montado que é necessário valorizar”, acrescentando que “no programa rural 2020 estamos a apoiar a pecuária extensiva, por forma a garantir todo este ecossistema”.
José Manuel Grilo, autarca de Portel, destaca que “nestes 20 anos tentámos sempre manter a mesma identidade do certame”, acrescentando que “não podemos crescer muito mais pois ficamos sem capacidade”.
“Em 20 anos mantemos a mesma identidade e valorizámos o Montado”
José Manuel Grilo
O presidente da Câmara Municipal de Portel considera “a qualidade dos produtos e dos expositores marcam a diferença”, referindo que “para além dos aspetos comerciais, uma das mais valias é podermos discutir todos os aspetos relacionados com o montado e tentar valoriza-lo”.
O autarca destaca a presença da Ministra da Agricultura que “demonstra que os autarcas dão sempre bons ministros e bons deputados, pois estão mais próximos da realidade”.
Para Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura, a Feira do Montado “é uma organização de referência na área do mundo rural e dos produtos endógenos”.
“O Montado é uma referência no mundo rural”
Ana Paula Amendoeira
A diretora considera que “a vigésima edição da Feira do Montado demonstra a resiliência do município de Portel na valorização deste bem cultural e agrícola”.
Norberto Patinho, portelense, ex-presidente da câmara de Portel e atual presidente da Assembleia Municipal prestou declarações à Rádio Campanário durante a abertura da Feira do Montado de 2019.
Satisfeito com o “enraizamento” da Feira do Montado, iniciada por si, Norberto Patinho fala do engrandecimento da feira e elogia o trabalho feito pelo atual presidente da câmara.
“O Montado é um ecossistema que pode ajudar muito a desenvolver a região”
Norberto Patinho
O Montado, como nos diz Norberto Patinho, “é um ecossistema que pode ajudar muito a desenvolver a região” e a sua valorização será benéfica para o Alentejo não só a níveis ambientais como a nível de criação de mais postos de emprego, lembrando os muitos produtos associados a estes terrenos.
Apesar de não ter sido ainda aceite a candidatura do Montado a Património Imaterial da Humanidade, este título não é algo que apoquente o presidente da assembleia municipal, desvalorizando essa demora, espera que este surja de forma natural e reforça que o mais importante é a sensibilização das entidades para a sua importância.
{gallery}portel_feiradomontado_2019{/gallery}