14.3 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Ordem dos Enfermeiros visita distrito de Évora

Entre 2 e 4 de Dezembro, a Secção Regional Sul da Ordem dos Enfermeiros visita unidades de saúde do distrito de Évora

A Secção Regional Sul (SRSul) da Ordem dos Enfermeiros quer conhecer as condições em que trabalham todos os Enfermeiros do distrito de Évora, nomeadamente os seus constrangimentos ao nível dos recursos humanos e materiais. Neste sentido, entre 2 e 4 de Dezembro, uma equipa de dirigentes e peritos, presidida pelo Enfermeiro Sérgio Branco, vai visitar a maior parte das unidades de saúde da região, incluindo hospitais, num gesto de proximidade e de apoio para com todos os Enfermeiros que ali vivem a sua profissão ao serviço das populações.

A iniciativa denominada Enfermagem@Sul iniciou-se no Verão deste ano e já percorreu toda a região do Algarve, Portalegre e Santarém. Segue-se se agora o distrito de Évora. A equipa da SRSul é constituída por elementos da direção e por peritos em várias áreas da enfermagem. A presença de especialistas nas equipas é fundamental para uma análise mais científica e uma melhor avaliação das condições e qualidade de trabalho em que os Enfermeiros exercem a profissão

Os elementos que integram a missão são divididos em vários grupos destacados em simultâneo para lugares distintos. Para além de ver, escuta-se também os que dizem os Enfermeiros. Nessa escuta, há um espaço de liberdade para os profissionais destacarem o que consideram relevante. Esta experiência foi importante nas regiões já visitadas. Percebeu-se que os profissionais têm por vezes receio em falar abertamente sobre o que se se passa nos seus serviços e mostraram muita confiança na sua Ordem.

Conforme referiu Sérgio Branco, presidente da SRSul, o objectivo da Enfermagem@Sul é estar com os Enfermeiros.

A falta de Enfermeiros no SNS no Alentejo é um problema grave que preocupa os dirigentes da Ordem.

  O distrito de Évora conta 1140 enfermeiros para uma população de 168 mil habitantes distribuída por 14 municípios.

Em média, a região conta sete Enfermeiros por mil habitantes, média abaixo da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) que ronda os 9,3/1000 habitantes. Nesta média de Évora incluem-se as unidades de saúde privadas e os profissionais não afectos à prestação de cuidados, pelo que a média no SNS desce para os cinco Enfermeiros por mil habitantes. A nível de rácio, a Enfermagem em Portugal permanece na cauda da Europa. Os médicos, pelo contrário, tem dos mais elevados por mil habitantes, com cerca de cinco clínicos por cada mil pessoas, quando a média da OCDE é de 3,4.

foto: Expresso 

 

Populares