A Associação Eborae Mvsica Tem promovido o XV Ciclo de Concertos “Música no Inverno” durante os meses de novmbro e dezembro; o ciclo irá encerrar no dia 14 de dezmbro pelas 18h00 com o concerto pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, acompanhado ao piano por Ana Filipa Luz e sob a direção de Eduardo Martins. Este Concerto integra também os Concertos de Natal da Câmara Municipal de Évora.
Programa -Polifonia Mariana: Ave Maris Stella – S. Bernardo de Clairveaux; Ave Maria – Rui Paulo Texeira;Sanctus – Filipe de Magalhães (1571-1652); Evocação ao amor: Madrigal- Gabriel Fauré (1845-1924); I love my love – Gustav Holst (1874-1934); Ubi Caritas- Ola Gjeilo (1978); Five Hebrew Love Songs – Kala kala,Éyze Shéleg, Rákut – Eric Whitacre (1970); Tradicional de Natal : José Embala o menino – Eurico Carrapatoso (1962) ; Nasceu já nasceu – Fernando Lopes-Graça (1906-1994) ; Natal de Elvas M. Sampayo-Ribeiro (1898-1966);
O Coro Polifónico “Eborae Mvsica” fez em Setembro de 1987 a sua primeira apresentação pública, integrada no acontecimento cultural “Os Povos e as Artes”. Tem realizado diversas atuações ao longo da sua existência, interpretando não só polifonia da Escola de Música da Sé de Évora (sécs. XVI e XVII), como também outras obras de diferentes épocas. Destacam-se nas suas atuações a participação nas Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora”, acontecimento que a Associação Eborae Musica organiza, anualmente no mês de Outubro. Nas deslocações internacionais destaca-se a participação na Europália 91 na Bélgica e a participação no 10º Concurso Internacional de Música Sacra de Preveza, Grécia onde ficou classificado em 3.º lugar, obtendo a medalha de bronze e a participação em Concurso, em Florença,Itália onde obteve o 1º lugar em Música Sacra, o 2º lugar em Coros Mistos e o Prémio Especial de melhor reportório. Dirigido atualmente por Eduardo Martins, foi dirigido antes por Adelino Santos, Francisco d’Orey e Pedro Teixeira.
Eduardo Martins – foi aluno do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian em piano, tendo concluído o respetivo curso já no Conservatório de Música de Coimbra. Mestre em Direção Coral é licenciado em Formação Musical pela Escola Superior de Música de Lisboa, tendo tido como professores os maestros Paulo Lourenço e Alberto Roque. Foi Diretor Artístico do Grupo Coral Laudamus – Ovar (1999-2011) e Coro de Letras da Universidade de Coimbra (2004-2006). Dirigiu o Coro Tejo e Coro Sacro da ESML – Lisboa; atualmente dirige o Grupo Coral ViVaVoz – Oeiras, Coro da Universidade de Lisboa e o Coro Polifónico Eborae Musica (desde 2013).